terça-feira, 1 de maio de 2012

O Índice Glicêmico dos alimentos ...







É importante conhecer ...


O que é índice glicêmico?
O Índice Glicêmico dos alimentos é o tempo que um alimento demora para se transformar em açúcar no nosso corpo. Alimentos que digerem rápido como, por exemplo, alimentos sem fibras (batata inglesa é um exemplo) viram rapidamente açúcar. Estes alimentos aumentam bastante a insulina no nosso corpo e isto faz com que se depositem na forma de gordura.

Quais os benefícios da dieta de baixo IG?
Esta dieta leva a uma melhora nos níveis de colesterol e triglicerídeos. É indicada não só para quem quer emagrecer, mas também para diabéticos, que vivenciam melhora no controle glicêmico (nível de glicose no sangue). Há comprovação de que a dieta com baixo IG aumenta a saciedade, isto é diminui a sensação de fome.  
   
IG x acúmulo de gordura
Quanto mais rápida for a conversão do carboidrato em glicose, maior será seu IG e, conseqüentemente, maior será o pico de insulina pós-refeição. A insulina é o hormônio que faz o transporte da glicose sanguínea para dentro da célula. Logo, se este processo for muito rápido, a glicose excedente se transformará em gordura, ao passo que, se for lento, a glicose vai ingressando na célula numa velocidade em que também vai sendo consumida - em vez de virar gordura.

O Índice Glicêmico dos alimentos
O IG dos alimentos varia, não apenas conforme a sua qualidade, mas também de acordo com sua forma de preparo e com a combinação de alimentos que são consumidos em uma mesma refeição.  Sabemos que o IG do purê de batata, por exemplo, é maior do que o IG da batata cozida. Isto porque o purê tem uma absorção mais rápida. Também se a refeição completa tiver mais fibras, diminuirá o IG dos alimentos consumidos, pelo mesmo mecanismo justificado acima.   
      
A importância das proteínas na dieta do IG
É importante ressaltar que a quantidade de proteína importa na dieta do baixo IG. A proteína dificulta a digestão dos alimentos, baixando o IG deles.

Funciona mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

bjksss



4 comentários:

  1. Oi ontem mesmo estava lendo sobre esse assunto, muito interessante. um beijo bom restinho de semana. gi

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, muito interessante...Bjos

    ResponderExcluir
  3. oieeeee...tem selinho p vc no meu blog....passa lá ...bjus

    ResponderExcluir

Ei Galera ... deixe o seu incentivo aqui ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...