terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Se a balança parou ...


Se a balança parou ...


É muito natural o ponteiro da balança ficar imóvel depois de um período de emagrecimento. Isso pode acontecer mesmo quando seguimos firme com a boca fechada.

Esse estágio denominado platô.

O efeito platô pode acontecer em vários momentos durante o processo de emagrecimento

O que fazer?

Em primeiro lugar, tenha calma. Se no desespero você cair na bobagem de adotar uma dessas dietas radicais tão alardeadas por aí, pode até perder peso, mas acredite: os quilos que se foram logo vão ser recuperados.

As táticas...

Bote mais comida no prato...

Mas sem exageros! Após alguns meses de dieta ( mais especificamente em torno de 6 semanas), o organismo tende a se acostumar com o aporte menor de calorias e passa a encarar o cardápio magrinho como alimentação normal.

Resultado: o organismo economiza no metabolismo para se adaptar a esse novo patamar calórico e... você pára de emagrecer.Vale elevar o seu menu em 200 ou 300 calorias, no máximo.

Mude a composição da dieta

O cardápio que contempla vegetais, carboidratos (de preferência integrais), proteínas e gorduras (do bem!) continua importantíssimo. O que você tem a fazer é mudar a porcentagem dos ingredientes para dar uma arrancada* na queima de calorias. Se você já vem apostando bastante em verduras e legumes, experimente agora abusar um pouco mais das proteínas magras (como carnes brancas, leite e derivados desnatados). Elas necessitam de maior queima de calorias para serem metabolizadas.

Abuse dos alimentos termogenicos* ...

Cheque o que anda comendo

Poucos gostam, têm tempo ou paciência de fazer um diário alimentar. Mas, se o emagrecimento deu uma estacionada, vale a pena colocar na ponta do lápis o que você vem comendo nos últimos dias, tintim por tintim.  Peça para um profissional ou “personal amiga” avaliar junto com você.

Malhe diferente

Bom, se você nunca malhou, comece já... Não é novidade que a atividade física aumenta o gasto calórico e facilita o emagrecimento. Só que há um momento na vida em que mesmo o malhador de carteirinha nota que o ponteiro da balança se nega a sair do lugar. 
Esse é o sinal de que está na hora de fazer pequenas alterações na rotina de exercícios. Assim como acontece com a dieta, o corpo também se acostuma com a ginástica e passa a gastar menos calorias para executá-la. E aí, trocar de modalidade chacoalha e acelera o metabolismo. Ou, se preferir, peça ao professor da academia que altere a intensidade, a quantidade e o ritmo da malhação.

Renda-se à musculação

Exercícios de força criam músculos. E músculos é um tecido vivo, que queima caloria diferentemente da gordura. Logo, isso faz o metabolismo trabalhar mais rápido, o que leva ao aumento do gasto calórico diário. Quem pratica musculação regularmente substitui gordura por massa magra.

Preparada para a luta?

O carnaval é um ótimo momento para driblar esse inimigo que é o efeito platô!!!

Resumindo:

Nada de dieta restritiva demais ... aumente 200 a 300g em calorias boas (baixo índice glicêmico).

Mantenha o tipo de dieta, mas alterne a sua composição diária ... se for o caso aumente as proteínas magras.

Anote o que anda comendo e reavalie com um profissional ou com uma “personal amiga”.

Abuse dos termogenicos*.

De uma mexida na malhação.

O melhor mesmo é intercalar a sua dieta atual com a nova proposta: Faça na  2., 3. ,5. e domingo a sua dieta atual e intercale na 4.,6. e sábado a dieta turbinada.

Se conseguir fazer desta forma sempre ... não haverá efeito platô!!!



Amiga para levar no carnaval!!!!( só a da direita!!!!)



Bjksss !!!



16 comentários:

  1. O famoso efeito platô... Odeioooo!! E amei a dica... faz sentido o q vc falou! bjoss

    ResponderExcluir
  2. ei!
    adorei o post de hj!
    otimas dicas!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. quando vemos que a balança para ficamos desanimada!!!!!
    mas adorei o post e saber que isso tem nome!!!!!
    adorei o post!!!!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Aiaiai.. carnaval chegando e eu já estou ficando tensa, preciso programar minhas refeições desde já. É preciso cuidado sempre! E eu espero que o platô demore muuuiiito a chegar para mim! Bjão!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, há tempos venho pesquisando soble esse volão do emagrecimento, creio que passei por ele a algumas semanas atrás, a balaça quase que emperrou. Ainda bem que tem pessoas como vc que posta muitas informações boas que ajuda muito...... bjos!!!

    ResponderExcluir
  6. oi amiga estou com esse problema ,o ponteiro da balança parou,mais agora vou seguir as dicas acima para tentar reverter essa situação, valeu obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, Rubia! Eu estou começando agora, mas tenho a leve impressão de que só conseguirei emagrecer com remédios... Espero que não, ao menos estou tentando!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Caiu como uma luva seu post!!
    Falei sobre isso na minha postagem de hj! rsrs
    No meu caso, eu acho que seja a TPM! Mas de qqr forma, vou ter que esperar essa fase passar, pra ver o que é: TPM ou platô!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  9. Olha eu já tive vários platô, é muito chato quando isso acontece, e realmente o melhor a se fazer é modificar algo!!
    Boa dica!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá, muito bom o post de hoje. Adorei todas as dicas.

    Um beijão!!

    ResponderExcluir
  11. Adoreiiii essas dicas vou tentar seguir tudo direitinho só estou preocupada com o carnavalll vou viajar e sabe como é só comidas super gostosas e caloricas... preciso me controlar muitoooo

    beijosssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelas dicas!
    Estou adorando conhecer seu blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Rúbia, estou num processo, já emagreci 12 kilos, mas ainda faltam 20!!! Estou há duas semanas sem perder nada na balança! Vou modificar minha dieta e mudar meus exercícios, amanhã começa!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Olá Rubia adorei a dica, estou estacionada há duas semanas!!! Perdi 12 kilos e ainda faltam uns 20! Vou reordenar minha alimentação e rotina de exercícios.
    Um abraço e valew!

    ResponderExcluir

Ei Galera ... deixe o seu incentivo aqui ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...